O que é cashback

O que é cashback? Conheça o modelo de compras que reembolsa o valor gasto em produtos e serviços

Com os novos hábitos de compra, surgiram novas necessidades de fidelização dos consumidores, entre eles, o cashback. Conheça os benefícios dessa modalidade de compra que devolve seu dinheiro.

Imagine receber de volta parte do que gastou em uma compra? Isso é possível graças aos aplicativos de cashback. A palavra inglesa, em tradução livre, significa isso mesmo – receber o dinheiro de volta. Diferentemente dos benefícios de recompensas, como as milhas por exemplo, a principal vantagem dos programas de cashback é essa, receber o reembolso literalmente em dinheiro.

Ganhando cada vez mais espaço no Brasil, esse tipo de benefício, onde o cliente recebe de volta parte do valor da compra, é comum em países como os EUA.

Hoje, há diferentes aplicativos de cashback: alguns direcionam para lojas online, onde o cliente recebe o bônus através das compras no site e, em outros, o cliente deve direcionar-se até as lojas físicas parceiras e depois comprovar a compra através do aplicativo.

Desta forma, um aplicativo de cashback atua como um intermediário entre a indústria, o estabelecimento e o consumidor final.

Quais são os benefícios do aplicativo de cashback?

Além do usuário final receber recompensa em dinheiro, é uma forma de fidelização e incentivo para o clientes utilizarem determinada marca ou frequentarem os estabelecimentos parceiros, gerando benefícios para todas as partes envolvidas. Para as empresas parceiras, os benefícios vão além:

  • Maior chances de recompra por parte do usuário;

  • Identificação das preferências do público;

  • Maior visibilidade das marcas e dos novos lançamentos.

Esta última, é uma boa oportunidade de publicidade para levar o consumidor a testar os novos produtos da marca.

Como ganhar dinheiro com o aplicativo?

Para ganhar seu dinheiro de volta, o usuário deve se cadastrar no aplicativo, efetuar a compra em um estabelecimento parceiro e inserir os dados bancários. Após atingir o valor mínimo, você deve solicitar o resgate para receber o dinheiro de volta em sua conta corrente. É importante frisar a diferença entre cashback e desconto: na primeira modalidade, existe uma recompensação de parte do valor da compra, somente após efetuá-la, ou seja, o desconto só vem depois.

Cada aplicativo possui regras próprias, por isso, é importante se atentar aos estabelecimentos cadastrados, limite mínimo ou máximo para resgate, validade dos créditos e bancos que aceitam a transferência. Em geral, essas regras estão descritas no FAQ e regulamento do próprio aplicativo.

Aproveitando ao máximo o benefício do cashback

De acordo com levantamento feito pelo Banco Neon, em 2019, o brasileiro gastou mais com supermercado do que qualquer outro serviço, independentemente da faixa etária. Portanto o reembolso extra, para o consumidor que vai constantemente ao supermercado, é um lucro muito bem-vindo.

Recebendo o cashback em dinheiro, o consumidor final tem a liberdade de usar o reembolso como quiser e, se satisfeito, indicar aos amigos e familiares.

Para o lojista, a visualização do estabelecimento por diversos consumidores através do aplicativo, possibilita atrair novos clientes e fidelizá-los. Para as marcas, é uma forma de incentivo às vendas e marketing de novos produtos.

Com tantos benefícios, o modelo de reembolso de cashback é uma ótima forma de integração entre consumidores, lojistas e marcas. E seguindo os novos hábitos de consumo e sucesso desse modelo de compras em outros países, o cashback tem mostrado um futuro promissor no Brasil.

Compartilhe:

3 thoughts on “O que é cashback? Conheça o modelo de compras que reembolsa o valor gasto em produtos e serviços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *