Faculdade

Faculdade – é possível economizar e pagar o curso em dia?

O sonho da faculdade

Nós já falamos sobre o que pais devem fazer para economizar para o curso universitário dos filhos. Entretanto, sabendo que isso não é uma realidade da maioria dos brasileiros, precisamos pensar em quem precisa estudar e pagar a faculdade. Como pagar o curso em dia?

As melhores opções para pessoas com a renda baixa é tentar uma universidade pública ou uma bolsa de estudos. Entretanto, não é segredo para ninguém que nesses casos, a oferta é sempre menor do que a procura. 

Por isso, muita gente precisa encontrar outras formas de conseguir estudar e fazer os pagamentos em dia. Também é necessário levar em consideração que estudar não se resume apenas ao tempo que se passa na faculdade. Você precisa de tempo para estudar em casa e essa parte pode ser a mais difícil. 

Pensando nisso, nós separamos essas dicas para quem quer terminar a faculdade sem dívidas. 

Faça um estágio

Estágios têm um retorno financeiro mais baixo do que um trabalho efetivo. Entretanto, o tempo de trabalho também é menor e, por isso, te permitiria passar mais tempo estudando. 

Além disso, um estágio vai te ajudar a conseguir experiência na sua área de estudo. Pode ser muito mais difícil conseguir um trabalho na sua área pós faculdade se você nunca tiver estagiado na área. 

Por isso, por mais que a situação financeira não fique tão confortável, um estágio é o ideal para quem ainda está cursando a faculdade. 

Tenha uma renda extra

Como o estágio pode não ser o suficiente para pagar a faculdade e as suas contas, conseguir uma renda extra pode ser uma ótima solução. Especialmente se ela não ocupar tanto tempo do seu dia. 

Dependendo da sua área, você pode investir seu tempo dando aulas de reforço, por exemplo. Além disso, você poderia fazer atividades para as quais você tem talento como pintura. 

Mas não se preocupe, existem outras formas mais simples de conseguir uma renda extra, como compras com cashback ou brechó online. 

Ofereça mentorias para outros alunos

Se você é o tipo de pessoa que estuda muito e tem notas altas, pode ser uma boa ideia oferecer mentorias para os seus colegas, ou alunos que entraram depois na faculdade. 

É como uma aula de reforço, mas fornecida por você. Dessa forma, além de ajudar os seus colegas, você ainda conseguirá pagar o curso. Quanto mais você ajudar os outros a aumentar as notas, mais clientes você conseguirá. 

Informe-se sobre projetos de pesquisa na faculdade

A sua faculdade tem projetos de pesquisa? Eles são remunerados? Informe-se a respeito dessas possibilidades. Além de ser uma boa forma de conseguir uma renda, ainda é um bom direcionamento para você dar para a sua carreira. 

Veja qual área de estudo mais te interessa e vá com tudo!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *