sucesso financeiro

Como preparar seus filhos para o sucesso financeiro?

Prepare seus filhos para o sucesso financeiro

Durante muito tempo nós ouvimos que crianças não devem ser levadas às compras. Eles pedem coisas caras e os pais não podem resistir. Mas como preparar seus filhos para o sucesso financeiro sem falar com eles sobre finanças?

O brasileiro não está muito acostumado com as economias. Isso se dá pelo fato de que nós não somos educados para essa finalidade. Não há uma matéria escolar e nossos pais também não nos ensinaram. Portanto, para os pais que querem preparar os filhos para lidar com dinheiro, o indicado é que eles comecem a trabalhar essa habilidade desde cedo. 

Dê mesada 

A mesada é uma prática antiga e que deve ter como finalidade fazer com que as crianças entendam conceitos financeiros básicos. A quantidade da mesada deve ser definida de acordo com a idade da criança e os pequenos devem entender para quê esse dinheiro serve. 

Portanto, os pais não podem permitir que a criança gaste a mesada e depois peça por mais dinheiro.  Afinal, se isso for feito, eles não vão entender que não devem fazer dívidas. 

Mostre que dinheiro é fruto de trabalho

Além da mesada também é importante que as crianças saibam que dinheiro não é uma coisa que surge do nada. Ou seja, incentive-os a fazer trabalhos domésticos, estudar e ter comprometimento com suas atividades. 

Você pode optar por dar remunerações de acordo com as atividades que a criança faz ou dar a mesada e somente em meses que a criança mostrar proatividade e responsabilidade. 

Estimule e explique a função da economia 

Explique para os pequenos o que é a economia. Mostre quais são os benefícios dessa prática e incentive-os a sempre fazer. Uma boa opção é sentar com os seus filhos e fazer os cálculos mostrando o que eles podem fazer se economizarem. 

Também é importante mostrar que os pais também guardam dinheiro e explicar que atividades – como viagens em família – só podem ser feitas graças à economia. 

Leve as crianças para fazer compras 

No supermercado ou no shopping deixe claro para os pequenos que você não pode comprar tudo. Explique que há uma diferença entre querer e poder e deixe claro que ninguém deve gastar mais do que ganha. Além disso, é importante ter conversas nas quais você mostre para a criança os prejuízos que as dívidas causam. 

Mostre a importância de ter um objetivo financeiro

Se o seu filho quer um brinquedo que é um pouco mais caro. Ao invés de dar esse brinquedo de presente, você pode aproveitar essa oportunidade para ensinar a criança a poupar para conseguir alcançar o objetivo dela. 

Reserva para emergência

É importante também mostrar para os pequenos que é muito importante ter uma reserva financeira emergencial. Agora é um bom momento para essa conversa, afinal as crianças entendem que muitas pessoas não conseguem trabalhar no momento por causa da pandemia. 

Portanto, será mais fácil para eles entender o conceito de emergência financeira, especialmente se você já mostrou que o dinheiro não é algo fácil de ganhar. 

Fontes 12

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *